sábado, 16 de fevereiro de 2013

Estudo da Universidade de Illinois mostra que Caminhada e Alongamento melhoram a Auto-estima

 
Uma caminhada ligeira ou alongamentos três vezes por semana podem ajudar a elevar a auto-estima de quem já passou dos 60 anos. Os resultados foram obtidos por um estudo conduzido na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.
A pesquisa contou com a participação de 174 idosos entre 60 e 75 anos de idade. Todos eram sedentários e estavam acima do peso. As mulheres eram a maioria.
Os voluntários seguiram um programa de exercícios supervisionados e foram divididos em dois grupos: um fez alongamentos em um ginásio e o outro praticou caminhadas em um shopping center, três vezes por semana, durante seis meses.
Antes de começarem a se exercitar, os participantes passaram por uma avaliação psicológica e responderam a questionários que mediram, por exemplo, a percepção que tinham do próprio corpo.


Regularização do sono e do apetite

Durante o programa, houve aumento da auto-estima em ambos os grupos, mas principalmente em quem se alongava. A aceitação da imagem corporal também cresceu nos dois times.
"Essas duas sensações estão muito relacionadas", diz Paulo Prouvot, professor de Educação Física da Universidade de São Paulo. "Quando o indivíduo começa a caminhar e assimila bem o movimento passa a ter prazer em se exercitar."
Depois de encerrado o estudo, 75% dos idosos que faziam alongamento e 51% dos que caminhavam continuaram os exercícios.
Na terceira idade, a atividade física beneficia os movimentos das articulações, regulariza o sono e o apetite. "A pessoa passa a se alimentar com satisfação para repor energia", diz Prouvot. E o que é melhor: "Essa energia não fica depositada como gordura".


Minhas Considerações:

A caminhada tem por sua vez estabelecer um ritmo de vida melhor à pessoas que a pratica, trazendo benefícios a saúde, melhora do auto estima, diminuindo a tensão que o estresse proporciona, controle de hipertensão e doenças cardíacas, a caminhada e seus benefícios só são alcançados quando são feitos de forma correta, as caminhadas de pequenos períodos são indicados na maioria da vez para aqueles que procuram apenas o bem estar proporcionando o auto estima, disposição ao dia ou apenas para fazer novas amizades, na caminhada trabalhamos os músculos corporais com frequência e intensidades maiores causando maior flexibilidade nas articulações e nas estrutura dos ossos são envolvida no decorrer da caminhada.
 
A corrida nos proporciona maior condicionamento físico trazendo benefícios para a saúde pois o corpo obtêm melhor condicionado físico permitindo maior vascularização do cérebro aumentando consequentemente o grau de raciocínio, agilidade e outros, esses tipos de atividades físicas como caminhada e corrida vem sendo estudada por trazer bem estar e ser tão benéfica a saúde na maioria das vezes causando grande euforia deixando a mente e o corpo com maior disponibilização, esses benefícios só serão alcançados se forem desenvolvidos de maneira correta se alongando antes de praticar, usando calçados adequados com roupas que possam dar maior movimentação.
Há pessoas que passam usar a caminhada, corrida como fonte de emagrecimento e aumento do condicionamento físico para cada um desses motivos são determinados diversos procedimentos indicados para o emagrecimento devemos caminhar por um período entre 30 e 60 minutos variando o percurso quando há subidas e decidas devemos estabelecer metas, nosso organismo trabalha de modo que devemos guardar energias, vale ressaltar que podemos ter mais apetite após as caminhadas e corridas conforme o nosso organismo for gastando as energias devemos repor de forma saudável, a caminhada não tem contra indicações porém o indicado que quando começarmos a realização de alguma atividade física devemos procurar um profissional da saúde para realização de uma avaliação medica, e para fazer um programa supervisionado, procurar um Educador Físico para fazer uma Prescrição Personalizada conforme seu objetivo e suas necessidades, combinando com Plano Alimentar elaborado por um Nutricionista.

Fonte: http://www.saudeemmovimento.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.