terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Em busca das axilas de princesa: saiba como clareá-las


Tenho me inspirado ultimamente e atendido muito no consultório, acho que é o Verão, principalmente meninas querendo clarear as axilas e desfilar por aí sovacos de Kate Middleton, mas vamos entender por onde e como o problema começa para depois resolvê-lo.
 
Por que as axilas escurecem?
 
Quando o escurecimento acontece em regiões de dobras cutâneas como axilas, virilha e pescoço recebe o nome de pseudoacantose nigricans. A pele dessas regiões torna-se escurecida e tende a engrossar, ficando, visualmente, com aspecto aveludado e com as linhas da pele mais evidentes.
 
Quando isso ocorre, a investigação laboratorial é fundamental. Esses sinais podem indicar uma resistência à insulina e, então, o médico irá te direcionar para o tratamento correto. Estes casos estão, geralmente, relacionados ao sobrepeso e obesidade. Tratando o sobrepeso, as manchas tendem a clarear com mais facilidade.
 
Outra causa comum de axilas escurecidas é um desequilíbrio das bactérias que moram no local. Geralmente, as bactérias que vivem em nossa pele (as residentes) podem ter seu local “invadido” por outras não comuns à estas (as transitórias), causando infecções locais, inclusive ao redor do pêlo. As foliculites, então, poderão gerar processos inflamatórios e, consequentemente, levar a uma hipercromia pós-inflamatória.
 
A Foliculite pode ser causada por trauma de depilação com lâminas ou com cera, por fricção de roupas e tecidos, ou até mesmo pelo excesso de transpiração, o que torna o ambiente mais propício para a proliferação de bactérias.
 
A Hipercromia Pós-inflamatória é um escurecimento que pode ser dérmico ou epidérmico, causado por qualquer trauma, seja ele pelo simples e constante ato de se depilar ou até mesmo um processo mais complicado como a foliculite, gerando como resultado final uma mancha no local afetado. Importante é saber que quanto mais profunda essa mancha estiver, mais difícil será a remoção da mesma do local.
 
O uso de contraceptivos orais também pode propiciar o aparecimento de tais manchas.
 
Como clareá-las?
 
Primeiro de tudo é identificar e tratar a causa, portanto, se o motivo do escurecimento for uma bactéria, devemos eliminá-la primeiro e depois clareá-la.
Se o motivo do escurecimento for o excesso de peso, passe para a categoria Nutrição/Projetos e mãos à obra! Vamos nos mexer para depois clarear.
 
Agora, se após consultar seu amigo de todas as horas ou um dermatologista, e seu problema não for nenhum desses, você deve eliminar seus pêlos, iniciando o processo de clareamento das axilas. Entenda que este não é um processo rápido e nem simples, muitas vezes você irá experimentar ardor, pequenas fissuras, micro rachaduras na pele da região tratada, para depois poder usufruir de uma pele linda, lisa e clarinha.
 
O processo de clareamento consiste em eliminar os pêlos definitivamente através de um processo de depilação que pode ser a laser ou com luz intensa pulsada, sendo que o médico orientará qual o melhor método para sua pele.
 
O importante é conscientizar-se que não existe processo de clareamento de axilas sem eliminar o trauma das depilações com cera, lâminas e as agressões químicas com cremes depilatórios. Concomitante à este processo, o médico irá prescrever o uso de ácidos leves associado à clareadores como a hidroquinona, arbutin, entre outros, para começar o processo gradual de clareamento. O uso de agentes queratolíticos para reduzir o espessamento da pele pode ser indicado em alguns casos. A prescrição de um bom agente hidratante com agentes calmantes auxiliam no processo e na sensação de bem-estar do paciente durante todo o tratamento.
 
Posso tomar sol durante o tratamento?
 
NÃO. De jeito nenhum, portanto abaixe esse braço menina e comunique o seu médico caso aquela viagem para o Nordeste seja inadiável, ele saberá como te auxiliar em relação aos medicamentos prescritos.
 
O hábito de usar protetor solar nas axilas é realmente incomum, mas, em casos de exposição solar, torna-se imprescindível para a continuação do sucesso do tratamento. Capriche nas mangas também e dependendo do seu tom de pele invista nas roupas tratadas com proteção contra os raios UV.
 
Bom, por hoje é isso e espero que tenham gostado!!! Até semana que vem!


Fonte: Dra. Camila Ciarleglio - Dermatologista CRM SP 115620

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.