quinta-feira, 28 de junho de 2012

TPM não é desculpa para não treinar!!!

Conheça os cuidados e os benefícios da atividade física durante esse período!!!    


   Para a maioria das mulheres o período pré-menstrual, popularmente conhecido pelas siglas “TPM”, é marcado pelo aumento da fadiga muscular e nervosa, assim conseqüentemente diminuindo a capacidade de desempenho físico. Isso acontece devido a oscilação hormonal no organismo da mulher durante esse período.
Para quem usa a TPM como desculpa para não malhar pode parar, ou melhor, “bora” se movimentar!!! Hoje em dia é possível identificar tipos diferentes de TPM e assim adequar seu treino durante esses dias, respeitando os limites do seu corpo, não praticando exercícios por longos períodos ou com excesso de carga.

TPM TIPO A: Tem como principal característica a ansiedade. O indicado é um treino mais “light” como a prática da ioga, alongamento e técnicas de respiração, que diminuem a tensão muscular e o mau humor e melhoram a concentração.

TPM TIPO C: É marcada pela compulsão. Para quem sofre com esse tipo de TPM o adequado é “descarregar” suas energias em atividades aeróbias, que liberam endorfina no sangue. Além de ser responsável pela sensação de bem-estar, esse hormônio parece agir como estabilizador da glicose, diminuindo, assim, a vontade de açúcar.

TPM TIPO D: Onde a característica principal é a depressão. Exercícios aeróbicos são ótimos, já que elevam os níveis de serotonina – hormônio conhecido por melhorar o humor.

TPM TIPO H: Caracterizada pela indisposição total, com presença de muitas dores e inchaço. Em dias críticos, o melhor é repousar ou, no máximo, fazer uma aula de hidroginástica.

   É importante frisar que, independente do tipo de TPM, a prática regular de atividades físicas melhora os incômodos típicos dessa fase. Um estudo da Universidade British Columbia, no Canadá, analisou mulheres sedentárias que se submeteram a programas de atividade aeróbia regularmente por seis meses. Ao final do período, constatou-se que 60% a 70% de um grupo de mulheres sedentárias que sofriam de TPM e iniciaram atividade aeróbica apresentaram diminuição gradual de inchaço, dores nos seios, irritabilidade, depressão e cólica, após seis meses de prática esportiva nos dias que antecedem a menstruação.
   Esses benefícios ocorrem porque o exercício físico gera um aumento da taxa metabólica e favorece a circulação sanguinea. Consequentemente, há uma otimização do transporte de oxigênio e nutrientes essenciais, melhorando, assim, todas as funções.

Fonte: Por Thaís Partamian Labarca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.