sexta-feira, 19 de abril de 2013

Treinar mais ou Comer menos?




Muitos se deparam com essa situação aparentemente paradoxal e, em boa parte dos casos, a falta de resultados está diretamente relacionada ao descuido com a alimentação.

Você cumpre à risca a rotina de treinos em casa ou na academia mas não consegue eliminar os quilinhos extras? Saiba que está longe de ser uma exceção. 

Ou você nunca caiu na armadilha de comer um brigadeiro a mais e, mentalmente, dizer a si mesma que depois compensa na malhação? A armadilha é superestimar a quantidade de calorias gastas durante o treino e se permitir muitas regalias, aumentando a ingestão de alimentos em vez de diminuir. “A melhor alternativa para perder peso é aliar uma alimentação equilibrada à prática de atividade física regular. Em muitos casos, melhorar a qualidade dos alimentos que se coloca no prato já leva à perda de peso e de medidas, sem que seja necessário recorrer a um cardápio muito restritivo”, garante a nutricionista Luisa Mascarenhas, da Food Coach Consultoria Nutricional, em São Paulo (SP).


Porções maiores


Em geral, é mito dizer que quem se exercita pode comer porções maiores. “Depende do que se come, pois as calorias ingeridas diferem de acordo com o tipo de alimento. Carboidratos são diferentes de proteínas, que são diferentes de gorduras. Portanto, quem faz uma alimentação saudável e equilibrada consegue melhores resultados”, diz o nutrólogo Ricardo Rosenfeld, da Casa de Saúde São José (RJ).

Resultado certo

Além de acertar a dieta, para ver os efeitos do treino aparecerem rapidinho na pele — e no bumbum, nas coxas, nos braços e por aí vai —, pequenas mudanças de hábitos também contam, como fracionar a dieta e fazer escolhas certeiras antes e depois de ir à academia.

Nem todo mundo consegue arranjar um espacinho na agenda para malhar no mínimo três vezes por semana. E, nesse caso, o cuidado com a alimentação tem de ser redobrado. “Diminuir a quantidade de alimentos em três refeições do dia ajuda a trazer resultados mesmo para quem não consegue manter a constância ideal no treino. A sugestão é comer metade da porção convencional de carboidrato no jantar ou no almoço e, durante o lanche da tarde, comer uma fruta ou castanhas”, aconselha a nutricionista Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição (SP).

Agora, se os seus horários são mais flexíveis e você é praticamente sócia da academia e, ainda assim, não está conseguindo conquistar os resultados esperados, provavelmente está consumindo menos calorias do que deve, principalmente antes da malhação. Nessa hora, o melhor é investir na dobradinha carboidratos + proteínas, que garante energia para executar melhor os exercícios e, de lambuja, ajuda na recuperação muscular pós treino.

Boas opções de lanches são: pão com peito de peru, iogurte natural com cereal integral, frutas secas e castanhas, ou leite de soja batido com fruta e flocos de quinoa.


Fonte: www.portaldaeducacaofisica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.