sexta-feira, 15 de março de 2013

Conheça os Benefícios da Plataforma Vibratória associada ao seu Treinamento.

 
O Primeiro equipamento vibratório foi inventado para fins medicinais em 1895 pelo Jonh Harvey Kellogg´s.
Nos anos 60, a Plataforma Vibratória foi desenvolvida pela Nasa para ser utilizada pelos astronautas, pois com ausência da gravidade há perda de massa óssea e muscular, pois a força da gravidade é a principal fonte de estímulos mecânicos, responsáveis pelo desenvolvimento das estruturas musculares do nosso organismo.
A Plataforma Vibratória no Brasil surgiu nos meados de 2005, onde o principal princípio do Treinamento Vibratório é a prevenção de lesões, visando o aumento do desempenho funcional e desportivo. Além de ser usada para manipular a aceleração gravitacional.
A vibração são fenômenos físicos, que podemos definir como movimentos oscilatórios, periódicos ou aleatórios, de um elemento estrutural, em torno de uma posição de referência ou de equilíbrio.
Estudos apontam grandes benefícios e melhora de rendimento com o uso da plataforma vibratória, porém com sessões de 20 minutos no máximo. “Tais estudos com base em grandes resultados, sugerem que o treinamento de vibração pode ser tão eficiente quanto o treinamento de força, quando aplicado em indivíduos com baixo nível de força”.
Um estudo feito com homens da maior idade (68 anos ) durante 1 ano com 3x de frequência semanal obteve grandes resultados como a diminuição de 18% no tempo de levantar da cadeira após 12 semanas com treinamento vibratório utilizando a intensidade de 27 Hz. Além disso, houve o aumento de força significativo após uma sessão de treinamento.
Outros estudos apontam a melhora do sistema cardiorrespiratório, o aumento do fluxo sanguíneo, onde a PA sistólica aumenta e a PA diastólica diminiu, possibilitando um processo de vasodilatação. Além disso, há melhora do VO2, da frequência cardíaca.
Uma pesquisa conduzida em 2003 na clínica de saúde Sanaderm na Alemanha, investigou os efeitos do Treinamento Vibratório no aprimoramento da redução de celulite e gordura durante 6 meses, tendo resultados significativos de redução na circunferência de glúteos e MMII´s. Além disso, há aumento de densidade óssea, melhora da força muscular, equilíbrio, controle motor, potência muscular e força postural, pois as vibrações tem uma capacidade para estimular a propriocepção e causam efeitos duradouros na postura.
Há grandes benefícios na prevenção de lesões com o Treinamento Vibratório e na melhora:
 
- Flexibilidade, onde trabalha na prevenção dos tecidos articulares e nervos, facilitador neuromuscular, aumento do fluxo sanguíneo e aumento da resposta aguda, podendo ser trabalhada a flexibilidade ativa estático, passivo estático e ativo dinâmico.
- Força: aumento da ativação da unidade motora, da coordenação e amplitude de movimento.
- Instabilidade: melhora da capacidade do nosso sistema nervoso de recrutar mais unidade motoras; movimentos unilaterais.
- Regeneração: aumento da circulação (entrada de oxigênio e nutrientes /saída de toxinas); drenagem linfática e ativação do sistema imunológico e redução e inibição de dor.
- Aptidão Física: melhora da agilidade, equilíbrio, resistência aeróbia, força e resistência, flexibilidade, composição corporal, resistência anaeróbia.
 
 
Sugestão de Exercícios para Membros Inferiores e Abdômen:
 
Agachamento
Agachamento combinado com Rosca Simultânea (bíceps)

Variações de Prancha (abdômen)


Glúteo Extendido

Glúteo Flexionado

Abdução de Quadril



Acima de tudo devemos sempre respeitar o Princípio da Individualidade Biológica, o nível de aptidão física para periodizar o treinamento da melhor forma e individualizado.
As melhores Plataformas Vibratórias são da Power Plate e o modelo que recmendo é Power Plate Pro6 que possui acessório com alças para combinarmos os exercícios, por exemplo de MMII´s com MMSS´s.
Em uma aula de 20 minutos com Treinamento no Power Plate tem em média o gasto calórico de 200 até 500 calorias, dependendo do nível de condicionamento de cada indíviduo.
Os exercícios são feitos com Plataforma Vibratória ligada com duração de 30, 45 e 60 segundos direto e com a intensidade de vibração de 25 a 40 Hz no Fraco ou Forte no Modelo Power Plate Pro6 e no modelo Pro 7 tem ate 50 Hz. Sempre colocando o peso do corpo na ponta do pé, para que não sinta a cabeça vibrar e lembre-se de deixar os joelhos semi-flexionados e abdomen contraído.
Pessoas com enxaqueca, labirintite, marca passo, trombose, Diu de cobre e grávidas NÃO É RECOMENDADO utilizar o equipamento.

Se você quiser potencializar seu Treino, venha conhecer este Método de Treinamento com Power Plate.


Agradecimentos:
Academia Belletti Training (http://www.bellettitraining.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.