terça-feira, 19 de março de 2013

A importância do equilíbrio para o exercício…

 
 
Trabalhar o equilíbrio e desenvolver a estabilidade é uma forma divertida e diferente para condicionar e definir o corpo.
 
A falta de estabilidade nos movimentos pode acarretar na falta de controle muscular, desalinhamento postural, restrição de movimento e gerar uma manifestação de processo inflamatório na coluna ou nas articulações por falta de força nos músculos estabilizadores.
 
A estabilidade pode ser trabalhada com ou sem acessórios para que possam facilitar ou desafiar a estabilização, como bolas, disco de propriocepção, rolos, bosu, discos de rotação, etc.
Para um bom trabalho é preciso que a prática desses exercícios esteja conectada a ativação dos músculos abdominais, respiração e concentração.
 
Benefícios:
 
- Melhora a coordenação, o equilíbrio e a função neuromuscular (desde a reabilitação até a melhora funcional esportiva).
 
- Exige grande esforço muscular, que melhora a postura e os movimentos.
- Cria uma nova consciência corporal, posicionamento do corpo, alinhamento postural e movimentos seguros.
 
- Exige integração entre corpo e mente.
 
- Com isso, além do equilíbrio, está sendo trabalhado também a propriocepção – capacidade de cada um perceber a região que está sendo trabalhada.
 
Só devemos tomar cuidado com a execução dos exercícios. Primeiramente, devemos executá-los no solo para melhor compreensão, para depois executar nos acessórios.
 
Entenda mais sobre esse tipo de treinamento praticando e um bom treino!!!
 
Texto escrito por Michele Peres, Educadora Física especializada em Pilates, da Academia Belletti Training.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.