terça-feira, 10 de janeiro de 2012

DICAS PARA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS PROVOCADAS PELO CALOR

                                                   

O tópico “doenças provocadas pelo calor” recebeu bastante atenção após algumas trágicas experiências de atletas em clima quente. As doenças provocadas pelo calor podem atingir qualquer pessoa em clima quente e é um assunto que os atletas precisam conhecer – e saber como preveni-las.

10 DICAS PARA “VENCER O CALOR”


  • Reconheça os sinais precoces da desidratação. Incluem: urina amarelo escuro, perda de energia, tontura, perda de coordenação, cãibras, dor de cabeça ou fadiga incomum. Se não tratada, outros sintomas mais graves podem surgir.

  • Faça aclimatação. A aclimatação é a adaptação corporal ao ambiente quente. Aumente a intensidade e a duração dos exercícios gradativamente nas duas primeiras semanas de treino. A maioria dos casos de doenças provocadas pelo calor acontecem nos 2 ou 3 primeiros dias de treino.

  • Beba. Depois da aclimatação, as necessidades de ingestão de líquidos precisam aumentar porque as perdas pelo suor aumentarão.

  • Mantenha os líquidos à mão. Os líquidos devem estar à disposição durante os exercícios, treinos e jogos.

  • Não confie na sede. Beba durante a prática de exercícios para minimizar as perdas no peso corporal, mas não exagere.

  • Beba. Não despeje. Jogar líquidos sobre sua cabeça pode ser muito agradável, mas não vai ajudar a repor os líquidos corporais ou diminuir a temperatura corporal.

  • Pratique exercícios de manhã ou no final da tarde. É nesse período que o dia está mais fresco. Evite também o sol direto para minimizar o calor irradiado pelo sol e as superfícies quentes.

  • Vista-se de acordo com o clima. Manter-se fresco quando está quente significa usar menos roupas e retirar acessórios como o capacete durante os intervalos com freqüência.

  • Faça intervalos. Aumente a freqüência e a duração dos intervalos de descanso para ajudá-lo a manter-se hidratado e com a temperatura corporal mais baixa.


Se sentir…

Faça isso


Desidratação


   Queda na energia e no desempenho





   Cãibras musculares

A ingestão de bebidas esportivas com pequenas quantidades de carboidratos acelera a absorção, previne a fadiga e fornece energia. Evite bebidas carbonatadas ou contendo cafeína.

Pare a atividade, faça um alongamento suave e massageie os músculos atingidos pela cãibra. O consumo de uma bebida esportiva que contém sódio (mínimo de 110 mg/240 mL) pode reduzir o risco de cãibras musculares.

Exaustão pelo calor


 Tontura, vertigem, calafrios ou perda de coordenação







   Náusea/Dor de cabeça


Faça a reposição de líquidos. A reidratação é crítica. Descanse em um local fresco e com sombra até que todos os sintomas desapareçam. Se a tontura persistir, deite com as pernas para cima, para promover a circulação para a cabeça e depois procure atendimento médico.

Descanse em local fresco até que passe a náusea. A reidratação é crítica; beba lentamente conforme a náusea desaparece. Deitar-se geralmente ajuda a aliviar a dor de cabeça. Não recomece os exercícios se qualquer sintoma persistir.

Insolação


   Alta temperatura corporal




   Confusão ou perda de consciência
  


Imediatamente resfrie o atleta fazendo uma imersão em água gelada e procure pronto atendimento médico.

Confusão ou perda da consciência podem indicar insolação.
A insolação é uma emergência médica que exige assistência médica imediata.


Os sintomas acima mencionados de desidratação, exaustão pelo calor e insolação não são cumulativos, o que significa que um atleta pode apresentar insolação na ausência dos outros sintomas. Esses são apenas alguns sintomas, alguns atletas podem apresentar outros. Procure atendimento médico imediato aos primeiros sinais de sintomas graves ou fora do comum.

Fonte: www.gssi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.