segunda-feira, 13 de maio de 2013

Voce sabia que o exercício físico altera o metabolismo de hormônio feminino.


De acordo com um novo estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, atividade física reduz o risco de mulheres desenvolverem câncer de mama por alterar a forma como o hormônio estrogênio é dividido no organismo. 

Segundo o estudo, mulheres que se exercitam regularmente produzem diferentes produtos residuais de estrogênio em comparação com mulheres com um estilo de vida sedentário. O estudo envolveu 391 mulheres, entre elas sedentárias, saudáveis, jovens e na pré-menopausa. As participantes foram aleatoriamente separadas em dois grupos: um grupo controle de 179 mulheres, e outro para intervenção com 212 mulheres. As do grupo de controle continuaram com um estilo de vida sedentário durante todo o período do estudo, e as do grupo de intervenção realizaram 30 minutos de exercícios moderados a intensos, cinco vezes por semana durante 16 semanas. Para o resultado final, a equipe coletou amostras de urina diárias, três dias anteriores ao estudo e três dias consecutivos no final da pesquisa. 

Em seguida, mediram os níveis de três tipos de estrogênio e nove de seus subprodutos ou metabolitos em amostras de urina das participantes. No entanto, os resultados mostraram que aquelas que se exercitavam produziram mais de um subproduto chamado 2-OHE1 e menos de outro chamado 16alpha-OHE1, que são associados com a diminuição no risco de câncer de mama. Já nas mulheres que não se exercitaram não houve alterações nos níveis destes produtos químicos. A equipe agora está realizando estudos similares em mulheres com alto risco de câncer de mama. O estudo foi publicado no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Mais um motivo para Praticar qualquer Atividade Física, pois a pratica trará grandes Benefícios!!!

Fonte: Jornalismo do Portal da Educação Física 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.